Toots1

Morre aos 94 anos “O Rei da Gaita”

 TOOTS THIELEMANS

      

   Toots Thielemans, músico belga que se tornou um mestre da harmônica de boca, ou gaita como ela é popularmente conhecida, morre aos 94 anos de idade.

 

Toots1

Seu primeiro instrumento foi a guitarra elétrica, mas é como gaitista que ele ficou conhecido, ajudando a desenvolver a linguagem da gaita, ampliando sua visibilidade pelo mundo todo. Ele também era  assoviador profissional e tocou e assoviou em muitas trihas de filmes como Bonequinha de luxo, Perdidos na noite eVila Sésamo. . Eu conheci seu trabalho através dos albuns The Brasil Project 1 e 2, dedicados exclusivamente a música brasileira, reunindo grandes nomes da nossa MPB e me apaixonei pelo som da sua harmônica.

 

toots4

 

Mas logo descobri que o seu amor pela música brasileira vem de longa data. No final da década de 60, Toots já havia gravado com Elis Regina,  nossa “Estrela de primeira grandeza”, como diz  o apresentador Ronnie Von, o álbum  Elis & Toots. 

 

elis-toots

 

 

Ele recebeu muitos prêmios internacionais e condecorações  e tocou com os maiores músicos do jazz elevando a gaita a um  patamar bem alto. É só navegar um pouco pela internet pra ver a grandiosidade de Toots. Nomes como Quincy Jones, Ela Fitzgerald, Frank Sinatra, Stevie Wonder, Pat Metheny, Charlie Parker e tantos outros confirmam o seu sucesso.

 

 

toots3

 

 

Fica aqui a minha homenagem a esse excelente músico, um ser de luz que merece todo nosso respeito e admiração. É que nós músicos, de tanto ouvir nossos ídolos, temos a impressão de que somos íntimos deles.

 

www.youtube.com/watch?v=aPUE-ZhAYZg

 

Muito obrigado Toots!

 

 

 

 

 

 

 

4 dicas de como desenvolver a musicalidade

4 DICAS DE COMO DESENVOLVER A MUSICALIDADE!

4 dicas de como desenvolver a musicalidade
Slide2 Slide3 Slide4 Slide5 Slide6 Slide7 Slide8 Slide9 Slide10 Slide11